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Foco em resultado: como calcular o ROI?

Você já se perguntou como conseguir preparar sua empresa para alcançar um crescimento saudável e sustentável? A resposta para essa pergunta pode ter a ver em aprender como calcular o ROI e adotar uma postura de análise de resultados na companhia.

Ao analisar os resultados das ações adotadas pela empresa, o gestor pode entender quais são mais eficientes e devem ser mantidas e quais recursos entregam resultados ruins e devem ser melhorados.

E o melhor medidor de eficiência financeira de qualquer ferramenta de uma empresa é o ROI. Para aprender a calculá-lo, continue lendo o nosso artigo!

O que é o ROI e qual a sua importância?

O Retorno Sobre Investimento é uma métrica mais conhecida popularmente como custo-benefício. Em poucas palavras, mede a porcentagem de retorno financeiro obtido a partir de um determinado investimento.

Essa métrica é importante pois reduz a um denominador comum diferentes tipos de investimentos ou diferentes contextos. Ela permite que a análise de resultados da empresa seja mais eficiente.

Utilizando o ROI, o gestor ou diretor de qualquer área pode comparar ações ou ferramentas diferentes e entender qual delas é a mais eficiente e gera um retorno melhor para a empresa. Assim, é possível estabelecer as melhores práticas para o crescimento saudável e sustentável da companhia.

Qual a fórmula para calcular o ROI?

Para poder calcular o ROI, é necessário ter à disposição a fórmula do Retorno sobre Investimento, que é a seguinte:

ROI = [(Faturamento – Investimento) / Investimento] * 100

Nesse caso, Faturamento significa todo o retorno financeiro obtido por causa da ação específica que terá seu ROI calculado. Por exemplo, se estamos falando do ROI de um novo site para a empresa, precisamos saber qual o faturamento total de todas as vendas que esse site gerou.

Já o Investimento da fórmula abrange todos os valores aplicados pela empresa para essa ação ter sucesso. Isso inclui os valores para a realização do trabalho, sua manutenção e também os gastos de produção do que foi vendido como resultado dessa ação.

Como analisar e fazer o cálculo do ROI?

Agora que você já sabe qual a fórmula do ROI, o que falta é determinar como analisar essa métrica e como efetivamente fazer esse cálculo.

Certas ações possuem elementos óbvios para o cálculo do ROI. Uma ação de marketing, por exemplo, gera um X de vendas (que é o Faturamento da fórmula) e custa Y para ser realizada (o Investimento).

Outras ações, porém, são um pouco mais complicadas. Para isso, seria necessário entender o impacto desse trabalho nas vendas.

Imagine um cenário em que uma empresa registra, durante um ano, um número médio de 5.000 vendas por mês do seu produto (que é vendido por R$ 150 e custa R$ 40 para ser produzido). Essa companhia decide desenvolver uma intranet para facilitar a comunicação interna e aumentar seu desempenho, com o custo de R$ 5.000.

Depois de um ano com o novo sistema de comunicação, a empresa registrou 15% mais vendas. Qual foi o ROI dessa Intranet?

Para começar, precisamos estabelecer o faturamento da empresa antes da Intranet. Como costumava vender 5.000 produtos de R$ 150 por mês, em um ano a companhia faturou R$ 9 milhões. Como cada produto custava R$ 40, foram gastos R$ 2,4 milhões nesse período.

Com o acréscimo de 15% de produtividade da intranet, a empresa passou a vender 5.750 produtos por mês, totalizando R$ 10,35 milhões de reais em um ano de faturamento e custos de R$ 2,76 milhões.

No fim, a Intranet foi responsável (sozinha) por um faturamento de R$ 1,35 milhão e por um investimento de R$ 365 mil (R$ 360 mil de gastos de produção e mais 5 mil do investimento da própria Intranet). Agora sim: qual foi o ROI?

ROI = [(R$ 1350000 – R$ 365000) / R$ 365000) * 100;

ROI = aproximadamente 270%.

Ou seja: cada real investido no desenvolvimento da intranet trouxe outros 270 reais de lucro para a empresa em um ano, provando que esse foi um investimento extremamente eficiente.

Agora que você aprendeu como calcular o ROI das ações da sua empresa, que tal curtir a nossa página no Facebook para ficar de olho nas nossas outras dicas imperdíveis que divulgamos por lá?

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