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Top 6 KPIs de marketing digital que você deveria acompanhar

O marketing digital chegou mesmo para mudar a maneira como as empresas se comunicam com seu público. Essa é uma ferramenta poderosa para atrair clientes, conquistar espaço no mercado e gerar mais renda. Além de fazer com que as relações entre empresas e clientes sejam completamente renovadas, o marketing online tem ganhado muito espaço no mercado.

Disso você já deve ter noção, mas você sabe da importância de medir o sucesso das estratégias que você aplica no seu negócio? Afinal, o que não se mede não se gerencia e não pode ser melhorado, o que significa que você não pode avaliar o que está funcionando e o que precisa ser mudado em sua estratégia empresarial.

Para ter uma noção clara do andamento do desenvolvimento das suas atividades, é preciso utilizar indicadores de desempenho. Também conhecidos como KPIs, esses indicadores servem justamente para fornecer aos gestores maior controle sobre as execuções de projetos.

Por permitir que sejam avaliadas as taxas de retorno de um investimento, sua qualidade e também quais estratégias são mais eficientes, esses indicadores são fundamentais para que sua empresa possa visualizar os resultados e as necessidades em marketing.

Para analisar seus resultados com excelência, trouxemos os 6 principais KPIs de marketing digital que você precisa conhecer. Com os indicadores corretos e as estratégias mais adequadas, é possível potencializar os resultados. Confira!

1. ROI (retorno sobre o investimento)

O ROI é uma métrica utilizada pela grande maioria das empresas. Se você está inteirado acerca dos termos que permeiam esse mercado, certamente já encontrou a expressão ROI (do inglês Return Over Investment  retorno sobre o investimento), já que ela é bastante popular e utilizada por pequenas, médias e grandes empresas para avaliar resultados.

Ele é simples de ser medido e é capaz de retratar o sucesso da performance de um negócio. Como o ROI é baseado em dados concretos, como métricas de acesso, de interação ou de conversão, ele é um ótimo termômetro para avaliar elementos importantes do andamento de suas estratégias de marketing.

Com esse KPI, você continua ou aumenta o investimento daquelas estratégias que geram maior retorno à sua empresa. Isso faz com que seja possível avaliar, quantificar e comparar estratégias de marketing, entendendo seus resultados de forma clara. Com isso, é possível dizer que o ROI mostra, de forma definitiva, se as ações de marketing digital geraram ou não lucros.

Calcular o ROI é bastante simples. Confira a fórmula utilizada:

ROI = (receita - investimento) / investimento

2. Custo por lead

Somente o número de leads (potenciais clientes) não determina o sucesso de uma campanha de marketing, já que diversos outros fatores precisam ser quantificados e analisados para que seja possível avaliar esse tipo de dado. Ainda assim, esse é um KPI fundamental para escalar o negócio.

Essa métrica, que toma por base índices de aquisição de leads, seu custo e também sua dificuldade revelam quanto foi gasto para obter cada uma das suas leads, o que permite avaliar o custo-benefício de aquisição, comparar estratégias e também adequar as ferramentas para melhorar os resultados.

Quando tratamos de aquisição de leads, é importante notar que, quanto melhor a qualidade do lead, mais interessante será sua conversão. Por isso, é importante que a avaliação de custos de aquisição destes contatos potenciais seja acompanhada de forma cuidadosa e metódica. O ideal é manter o custo de aquisição por lead baixo para gerar boas margens de crescimento.

Para calcular o custo por lead, é necessário mensurar qual o investimento total da campanha e dividir pelo número de leads que foram geradas por aquela estratégia. Confira a fórmula de cálculo desse KPI:

Custo por lead = investimento total da campanha / número de leads geradas

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos mais importantes KPIs de marketing digital, sendo considerado por muitos um dos elementos mais relevantes a ser acompanhados dentro das estratégias de marketing online. 

Esse indicador mostra quantos visitantes interagiram com seu conteúdo e tomaram a ação desejada pela sua empresa — cadastrar-se numa lista de e-mail, baixar um conteúdo rico, fornecer dados de contato ou mesmo realizar compras de certo produto, por exemplo.

Ao calcular a taxa de conversão de seus leads, é importante mensurar quantos leads foram gerados no total por uma estratégia e dividir esse número pelo número de visitas recebidas, o que permitirá entender a proporção entre esses dois dados. Veja como calcular:

Taxa de conversão = total de novas leads / total de visitas

Vale dizer que essa métrica também pode ser utilizada para verificar as taxas de conversão de landing pages ou para medir a quantidade de vendas, sendo bastante versátil e contando com diversas aplicações que potencializarão os resultados de sua empresa.

4. Visitantes únicos

Esse é um indicador bastante simples, que mostra quantos acessos únicos de usuários seu site teve em um período determinado — depois do início das suas ações de marketing.

Conhecendo esses números, você pode agir a tempo de mudar suas estratégias para alcançar maior visibilidade de marca. Entender o fluxo de visitantes únicos de uma página também permite que você tenha, em tempo real, noção de qual é o fluxo de acessos de seu site dentro de uma campanha de marketing digital, acompanhando seu desempenho.

Para descobrir o indicador de visitas únicas, basta conferir essa informação no Google Analytics da sua página.

5. Ticket médio

Esse KPI permite entender quanto os seus clientes gastaram, em média, com seus serviços ou produtos. Conhecendo esses resultados, você pode trabalhar maneiras de fazer com que o consumo médio de cada cliente aumente, obtendo mais lucros.

Além disso, compreender o ticket médio de consumo de seu cliente permite estimar quais serão os resultados financeiros de uma campanha de marketing, de uma promoção ou mesmo do lançamento de um novo produto ou serviço.

Outra aplicação desse indicador é compreender quais são as possibilidades de fidelização dos clientes, de acordo com o perfil de cada um, fazendo com que você tenha um ticket médio recorrente.

Como calcular:

Ticket médio = faturamento / número de vendas

6. Receita de vendas

Com essa métrica, você pode mensurar a receita que é gerada a partir do marketing digital. Assim, você consegue descobrir quão efetiva é sua campanha e, se preciso, aumentar ou cessar o investimento. A receita de vendas é fundamental quando tratamos de marketing, especialmente no marketing digital, já que permite entender o sucesso financeiro de uma campanha realizada por sua empresa.

Como calcular:

Receita de vendas (gerada pelo marketing digital) = receita total - receita gerada por estratégias de marketing offline

Definir os KPIs de marketing digital deve ser uma ação que considera o que é mais importante especificamente para o seu negócio. Os indicadores que trouxemos hoje são bastante utilizados e podem ajudar você a otimizar suas táticas de divulgação.

O importante mesmo é não deixar a oportunidade de mensurar as estratégias de marketing passar batida. A análise e a utilização dos resultados para fazer sua empresa crescer deve ser uma prática constante.

E aí? Tem mais alguma outra métrica que você considera fundamental para avaliar os seus investimentos em marketing digital? Conte para a gente nos comentários.

O que achou? Faça o seu comentário. ;)