Voltar ao Topo

Quais as vantagens de adotar metodologias ágeis na sua empresa?

   O mercado tecnológico está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, atender ao público com uma boa capacidade de criação e prezar pela entrega de produtos com qualidade é essencial.

   Trabalhar com metodologias ágeis vai te ajudar a fazer o essencial, e ainda melhorar, seu produto ou serviço será um diferencial na concorrência. Cliente satisfeito, previsibilidade, pontualidade, transparência e um resultado final de alta qualidade são algumas vantagens de adotar metodologia ágil.  

    Segundo a Gartner Group, empresa líder em consultoria e pesquisa, aproximadamente 75% das empresas de TI estão utilizando os métodos ágeis. Para entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o post de hoje.

O que são as metodologias ágeis?

    Brevemente, elas são uma alternativa aos métodos que foram por muito tempo, considerados tradicionais. Possuí uma abordagem interativa, além de dinâmica diferenciada para entrega de software. Como isso ocorre? Ela cria um software que funciona desde o início do projeto, em vez de tentar entregar tudo de uma vez perto do final.

    Calma, pode parecer um pouco complexo, mas depois de entendido, tudo funciona bem. As metodologias ágeis surgiram em 2001, com o Manifesto Ágil, uma ideia desenvolvida por vários engenheiros de software, programadores e outras profissionais  importantes da área, que descobriram maneiras inovadoras de desenvolver um software, que valoriza os seguintes princípios:

  • Indivíduos e interações > processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento > documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente > negociação de contratos;
  • Responder a mudanças > seguir um plano.

Para entender as metodologias ágeis, você precisa saber que ela rompe com a maneira tradicional de gestão que acompanha uma linearidade na hora de desenvolver projetos. Ou seja, esqueça aquilo de só começar uma nova etapa, quando a anterior for encerrada.

    As metodologias ágeis propõem um novo modelo de gerenciamento de projetos, que não se “preocupam” com a linearidade, mas levam outras características em consideração. O principal, é o diálogo entre as diversas etapas e pessoas envolvidas em cada etapa.

Benefícios e vantagens das metodologias ágeis

    As vantagens em adotar as metodologias ágeis para sua empresa são muitas. A flexibilidade é uma delas, trazendo uma resposta mais rápida a possíveis alterações que apareçam. Se algum problema for encontrado no meio do caminho, não é necessário recomeçar todo o projeto.

   Esse modelo faz com que todos os envolvidos estejam informados no processo de desenvolvimento. O que representa uma grande mudança na capacidade da empresa em obter um software de melhor qualidade para o mercado, isso tudo de forma rápida. A colaboração e a comunicação são tão importantes quanto a tecnologia e, como esse método permite interpretações, ela pode ser adaptada e modificada para se adequar a organizações de todos os tamanhos e tipos.

 Para se adaptar às mais diversas empresas e necessidades existem os frameworks, que são tipos de métodos ágeis. É interessante saber que o que faz de um deles melhor que o outro é a adequação ao que o seu projeto precisa. Os principais e mais utilizados são: XP, Scrum, Kanban e MSF.  Damos prosseguimento ao conteúdo, apresentando cada um deles:

  • Extreme Programming (XP) - se baseia na adaptação às mudanças, independente da fase em que o projeto encontra-se. Usa de três principais pilares: agilidade no desenvolvimento da solução, economia de recursos e qualidade na entrega do produto final. Na escolha por esse tipo de ferramenta, é importante prezar pela efetividade da equipe e satisfação do cliente;
  • Scrum - o mais popular e ágil dos métodos. Com etapas e processos bem definidos, chamados Sprints, é baseado em reuniões e prazos, e isso acontece até que o produto seja finalizado. O Scrum concentra-se nas partes que possuem mais valor para a empresa ou negócio;
  • Kanban - baseia-se no JIT - Just in Time -, e é bem parecido com a plataforma Trello, que utiliza de identificações para o que já foi cumprido, está em atraso e etc.  Além de tornar o processo mais visual e fácil de identificar;
  • MSF (Microsoft Solutions Framework) - é o melhor processo na hora de identificar falhas, já que baseia-se na gestão do projeto. Assim como os outros métodos, também preza pela transparência entre a equipe, flexibilidade e qualidade.

    As metodologias ágeis necessitam de um planejamento muito menor, em comparação aos métodos mais antigos. Ela assume que as necessidades dos usuários finais estão mudando sempre em um mundo dinâmico de negócios e da tecnologia da informação.

   Além disso, tanto os desenvolvedores do sistema quanto os interessados, acreditam que esse método é capaz de fornecer mais liberdade de tempo e opções comparado ao desenvolvimento do software  de forma rígida.

   Portanto, na hora de escolher qual a melhor metodologia para lidar com o seu projeto, opte pelas metodologias ágeis. Entre tantos benefícios, como flexibilidade, agilidade e  foco no desenvolvimento do software, ela fornece uma forma de trabalho muito organizada e interativa. Podendo inclusive, contribuir para um ambiente de trabalho mais amigável.

   Quer acompanhar mais dicas como essa? Então segue a gente nas redes sociais. Conheça nosso Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Comentários do Facebook