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O que é Smarketing?

Para se manter competitivo no atual cenário econômico, as empresas precisam buscar diferenciais, tanto nos produtos e serviços, quanto nos processos internos. Nesse cenário, o Smarketing tem proporcionado diversos avanços, mas, muitos profissionais ainda se questionam o que é esse conceito.

O que é Smarketing?

O Smarketing é a união dos termos Sales (Vendas) e Marketing, ou seja, representa o alinhamento das equipes de vendas e de marketing da empresa. Ao adotar a metodologia Inbound, muitas empresas passaram por um processo de aproximação dessas duas áreas. O conceito surgiu para reforçar a importância desse alinhamento entre as equipes para obter resultados eficientes no desenvolvimento da estratégia de marketing digital.

Qual a origem do conceito?

O conceito foi criado pelos CEOs do Hubspot ao identificarem como a jornada de compra do Inbound exigia o trabalho conjunto do time de marketing - responsável por parte do funil de vendas - com o time de vendas, responsável pela abordagem da lead e do fechamento do negócio, ou seja, as ações do fundo do funil.

Após essa conceituação dos especialistas, mais profissionais adotaram o termo até que ele se tornasse uma das principais novidades da área.

Quais são os benefícios de uma metodologia de Smarketing?

Muitas equipes de vendas e marketing passam boa parte do tempo agindo como concorrentes ou subestimando o trabalho uma da outra. O resultado dessa atitude é claro: prejuízo!

O alinhamento das equipes proporciona uma série de benefícios para as empresas que adotam essa metodologia como parte da cultura organizacional da companhia. Segundo uma pesquisa da Aberdeen Group, essa mudança proporcionou um crescimento anual das receitas, mesmo com um cenário externo desfavorável.

São diversas as características da metodologia que permitem uma melhora dos resultados obtidos. Entre elas, podem ser destacadas:

  • Equipes trabalhando com um objetivo em comum: geração de receita;
  • Estratégia desenvolvida com foco em uma mesma persona, aumentando a eficiência das abordagens e soluções;
  • Dados e informações mais consistentes sobre clientes, processos e resultados;
  • Ajuda mútua entre as equipes na oferta de soluções e oportunidades de otimização;
  • Linguagem comum que torna todo o processo de compra mais uniforme e com maiores chances de fidelizar o cliente.

Ao valorizar tais ações e possibilitar a melhora dos resultados alcançados na empresa como um todo, o Smarketing tem sido responsável pelo fortalecimento da marca nos locais em que é adotado.

Fortalecimento da marca

O fortalecimento da marca é possível com áreas de marketing e vendas fortalecidas, sólidas e eficientes. Essa otimização dos processos internos permite que cada equipe tenha mais clareza nos resultados que deve buscar, facilitando o desempenho das atividades, além de otimizar a automação de marketing.

O Smarketing também proporciona uma nova visão sobre as métricas que cada equipe deve acompanhar, além de atuar complementarmente. As métricas de uma equipe influenciam nas da outra equipe, o que justifica um maior alinhamento, além de conhecimento sobre a outra área, dividindo as funções de forma adequada.

O alinhamento permite que as decisões sejam tomadas de forma mais autônoma, entretanto, sem perder os benefícios da construção coletiva de soluções e melhorias. Com as equipes trabalhando conjuntamente quem ganha é a lead. Entre os benefícios:

  • Troca de informações entre as equipes, com o marketing conhecendo quais dúvidas comerciais são mais frequentes;
  • Maior agilidade e eficiência no envio da lead qualificada da equipe de marketing para a equipe de vendas;
  • Facilidade em identificar os pontos a serem aprimorados na estratégia de Inbound;
  • Equipe de vendas conhecendo melhor a jornada de compra da lead antes de realizar uma abordagem comercial.

Todos esses aspectos fazem com que o Smarketing proporcione diversos benefícios para as empresas que o adotam, melhorando resultados e fortalecendo a marca.

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