Voltar ao Topo

Vantagens do CMS no desenvolvimento de um novo site

Pensando no mercado e nas exigências dos consumidores é necessário para qualquer empresa, independente do ramo de atuação, estar presente nos meios digitais. E isso não é tão difícil quanto parece.

Existem várias ferramentas e aplicativos que podem te ajudar nesse processo. Hoje, nós apresentamos o CMS, um facilitador até mesmo para aqueles que não são muito entendedores do assunto.

O Content Management System - CMS, ou Sistema Gestor de Conteúdo é uma alternativa importante e inteligente para o desenvolvimento de páginas de web, independente do ramo e utilização. Ao optar por uma plataforma como essa, a empresa consegue proveitos importantes como: redução de gastos e melhor aproveitamento das horas de trabalho. A “reforma” de um site torna-se muito mais efetiva. Já que essa ferramenta se caracteriza principalmente pela sua simplicidade e segurança.

A seguir vamos trazer as principais vantagens de se utilizar o CMS, uma importante ferramenta que gere conteúdos e informações de um site, como um sistema de desenvolvimento do seu site, e exemplos a serem usados que podem se adaptar melhor às suas necessidades. Acompanhe:

Benefícios do CMS

O CMS é indicado para quem precisa administrar conteúdos, seja para um site ou blog. Ótima escolha para aqueles que precisam criar também intranets e sistemas separados por hierarquias e permissões. O Content Management System possui diferentes funções de edição e criação para que um site ou blog seja mais bem estruturado e com isso melhorar cada vez mais a gestão de informações.

Podemos afirmar que esse Sistema Gestor de Conteúdo veio para facilitar a manutenção de websites de maneira geral. Por isso, mesmo quem nunca tenha ouvido falar da linguagem de programação de web, pode manuseá-lo e esse é seu principal diferencial. Suas funcionalidades e definições são adaptáveis a cada necessidade.

Para empresas, a principal vantagem é o custo, a manutenção e colaboração em torno do conteúdo pode ser feita pela própria equipe, possibilitando maior autonomia. A criatividade e a liberdade podem e devem ser utilizadas e exercidas pelo editor do aplicativo.

Os CMS apresentam a capacidade de adicionar pequenas e importantes funcionalidade que podem trazer uma nova personalidade para o seu site, através da instalação de componentes, também chamados de plugins ou módulos. A adição desses elementos, possibilita o uso de novos recursos como a criação de enquetes, formulários, comentários do facebook, compartilhadores, integrações com ferramentas de inbound marketing, etc.

Agora, vamos tratar de dois dos CMS mais populares do mercado: o Drupal e Wordpress, plataformas que apresentam características importantes na hora de escolher qual o melhor para o seu tipo de negócio. Vamos lá?!

Drupal

Possui uma implantação simples e amigável, os desenvolvedores terão maior facilidade na construção do site, graças aos seus módulos e recursos. Os editores e responsáveis pela criação e manutenção do site terão maior autonomia em relação ao gerenciamento do conteúdo e operação do site.

Uma característica importante é que o Drupal é a aderência às boas práticas de SEO. Essa é uma das formas mais efetivas para que uma página seja mais bem ranqueada em sites de pesquisa e apareça logo nas primeiras posições. Dessa forma, o número de visitantes tende a aumentar de forma considerável.

A sua facilidade para criação de conteúdo pelos redatores ou responsáveis é outra grande e importante vantagem. Para uma estratégia digital, o Drupal é um dos CMS gratuitos (Open Source) mais utilizados, onde são permitidos adicionar diversos tipos de conteúdo, como vídeos, imagens e links. Além de possuir uma grande comunidade de desenvolvedores - veja em drupal.org - cerca de 110 mil colaboradores, fornecendo maior suporte e melhorias contínuas. Também vale dizer que, no Brasil, várias empresas são especializadas em Drupal e sua presença tem crescido muito no mercado nacional.

Para empresas com grandes sistemas ou que pretendem crescer exponencialmente, o Drupal é uma solução muito segura e escalável. Com uma arquitetura preparada para atender grande volume de tráfego. Além disso, conta com um time de segurança que, ao ser amparado pela grande comunidade de desenvolvedores, consegue corrigir rapidamente possíveis vulnerabilidades e bugs comparado às empresas que possuem sistemas proprietários (pagos).

Importante destacar que mais de um milhão de sites utilizam o Drupal, alguns deles personalidades e instituições importantes como a Casa Branca, NBC e The Weather Channel, MIT, Nasa, Unicamp e Valor Econômico.

Wordpress

O Wordpress é uma das plataformas open source mais utilizadas para blogs e sites e permite uma gestão rápida e efetiva de conteúdos. Sua manutenção é simples, rápida e prática. É possível que a manutenção do site seja feita de forma quase independente, sem o gasto com um profissional de TI, por exemplo. Isso porque, o Wordpress possibilita a localização e instalação de plugins de forma rápida, dentro do próprio CMS.

Você pode criar menus e otimizar todo o site da maneira como preferir, além disso, assim como o Drupal, ele também possui otimizações focadas em SEO. Ao se fazer um post no Wordpress ou no Drupal, o painel de SEO vai apresentar as falhas e os acertos da sua publicação, uma funcionalidade que pode ser instalada através de um plugin chamado “Yoast SEO”. Dessa forma, o autor vai ter acesso a um painel que mostra, por exemplo, se o post contém um número bom de palavras, se possui termos chaves ao longo do texto, se ele fez uso de links externos, dentre outros tópicos importantes. Com isso, a chance dessa publicação ter erros é muito menor.

O Wordpress também possibilita ao responsável pelo site ou editor o uso de plugins para efetuar uma melhor adaptação aos objetivos do negócio.

São mais de 40 mil plugins a disposição no Wordpress para você se adequar às suas necessidades, tanto pagos quanto gratuitos. Por exemplo, se você deseja criar um e-commerce, você tem à disposição um plugin chamado WooCommerce.

Qual CMS escolher?

Através das características que apresentamos acima, conseguimos notar várias vantagens do CMS no desenvolvimento de um novo site. Além de um ótimo facilitador, são ferramentas de Open Source e apresentam muitas vantagens para o seu negócio.

Para conseguir avaliar qual o melhor CMS e o mais adequado a sua necessidade, é necessário pensar em alguns pontos:

  • Porte do seu projeto e previsão de crescimento a médio e longo prazo;

  • Infraestrutura disponível e possível contratos/licenciamentos;

  • Quantidade de fornecedores e profissionais disponíveis no mercado;

  • Qualificação da empresa e projetos desenvolvidos por ela (portfólio);

  • Recursos disponíveis.

Portanto, vale a pena realizar uma boa pesquisa e planejamento para escolher o melhor CMS para o seu produto. Com uma parceria, por exemplo, com uma agência focada em Drupal e Wordpress, sua empresa pode conseguir bons e importantes resultados, que visam principalmente a melhoria dos resultados estratégicos e operacionais.

Com o investimento e a estratégia certa, o seu negócio pode alcançar o sucesso, você pode ser capaz de bater suas metas de vendas e conquistar mais visibilidade para a sua marca.

E aí,gostou do texto de hoje? Então curta a nossapágina no Facebooke acompanhe as novidades do marketing digitalpara o seu negócio!

 

 

O que achou? Faça o seu comentário. ;)