Voltar ao Topo

Plataforma CMS: 4 dicas essenciais para escolher uma

Uma plataforma CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português, pode ser considerado como um ambiente para inserção e atualização de conteúdos de maneira fácil e rápida. 

Existem muitas plataformas disponíveis para criação de blogs e sites institucionais. Em meio a tantas possibilidades muitas pessoas possuem dúvidas. Para ajudá-lo a escolher o melhor sistema para seu negócio, escolhemos as 4 melhores dicas.

Ficou curioso? Então continue a leitura!

1. Facilidade de Utilização

Não adianta ter um sistema que seja perfeito, mas que não seja de fácil utilização. Normalmente, as pessoas que fazem a manutenção do site não entendem muito de programação ou de design. 

Sendo assim, a Plataforma CMS deve ser intuitiva, fácil de ser manipulada e com o mínimo de erros. Assim, o site não será um elefante branco que ninguém opera ou atualiza.

2. Infraestrutura de implantação

Há sistemas que precisam de muitos recursos para ser implementados, aumentando os gastos com servidores. Tendo isso em mente, é importante procurar um CMS que possa rodar com recursos mais enxutos.

Dessa maneira, seu site terá um bom desempenho mesmo em servidores mais modestos. Opções como Drupal, WordPress e Joomla estão disponíveis na maioria dos serviços de hospedagem, podendo ser instaladas com apenas um clique.

3. Principais funcionalidades

Leve em consideração as principais funcionalidades que o sistema possui. Antes disso, faça um projeto e analise quais são as características que seu site deve possuir no presente e no futuro.

Muitas empresas não pensam naquilo que desejam para a posterioridade. Assim, quando precisam de alterações, acabam mudando de CMS.

Por isso, observe todos os pontos desejados antes de escolher sua ferramenta. Verifique quais possibilidades se encaixam em seu plano. Bons CMSs são aqueles em que há grandes possibilidade de personalização em temas e plugins. Dessa forma, você poderá adaptá-lo à realidade da empresa.

Novamente, plataformas como Drupal, WordPress  e Joomla estão nessa lista. Por isso, as chances de que essas plataformas sejam interessantes para seu negócio são grandes.

4. Suporte oferecido

Sem dúvida, o principal ponto que deve ser levado em consideração é a existência de uma grande comunidade de suporte.

Quando você precisa modificar algum elemento estrutural, fazer ajustes, exclusões ou tiver algum problema, você precisará contratar um profissional ou empresa para fazer os devidos reparos.

Porém, se o CMS escolhido não tiver profissionais ou uma equipe eficiente de suporte, você terá muito trabalho para conseguir fazer as mudanças desejadas. Por isso, escolha aquelas ferramentas que possuam uma quantidade de profissionais aptos para ajudá-lo nos momentos que você precisar.

Mais de 1 milhão de sites usam Drupal. Isso significa que há uma grande comunidade de usuários, profissionais e agências prontas para ajudá-lo em suas demandas e problemas.

Uma boa escolha da sua plataforma CMS facilitará que seu negócio cresça. Por outro lado, decisões equivocadas podem dificultar o trabalho no futuro. Por isso, preste atenção aos 4 pontos citados.

 

Você quer receber artigos uteis como esse em primeira mão? Assine nossa newsletter. Assim, você estará conectado às últimas notícias e novidades de marketing digital.

O que achou? Faça o seu comentário. ;)