Voltar ao Topo

4 dados que todo profissional de marketing deve saber sobre Drupal

Com o avanço das tecnologias de internet, o profissional de marketing deve ficar mais atento do que nunca, pois, a cada dia, surgem novas ferramentas capazes de otimizar os processos, tornar suas estratégias mais aprimoradas e elevar o nível de especialização na função.

Esse é o caso do Drupal, que já está em sua versão número 8 e muitos gestores na área de marketing ainda não o conhecem ou conhecem pouco sobre a ferramenta.

O post de hoje é dedicado a isso. Vamos explicar o que é o Drupal e por que ele é tão importante para o seu negócio. Confira!

O que é Drupal?

O Drupal é um sistema de gerenciamento de conteúdo com código aberto. Vem sendo utilizado com sucesso por diversas empresas ao redor do mundo e, hoje, já é um dos CMSs (Content Management System) mais utilizados para esse tipo de estratégia.

Como a criação de conteúdo é parte essencial de uma estratégia de publicidade digital de sucesso, o Drupal se tornou uma ferramenta indispensável pelo profissional de marketing, já que ele permite adicionar e editar mensagens, vídeos, imagens e links de destino na página do blog rapidamente, apenas seguindo alguns passos simples.

Com toda essa tecnologia facilitadora, as empresas estão oferecendo poderosas soluções digitais por meio de um gerenciamento de conteúdo mais eficaz e de alto impacto.

O que o profissional de marketing deve saber sobre Drupal?

Descubra agora alguns recursos que o Drupal oferece ao profissional de marketing para gerenciar uma estratégia de conteúdo de forma simples, porém muito eficiente:

1. Oferece recursos para uma fácil criação de conteúdos

Por meio de um editor WYSIWYG, o Drupal possibilita criar conteúdos online e, com ferramentas intuitivas, habilita criadores de conteúdo para gerenciarem suas produções diretamente onde elas serão publicadas. Tudo de forma remota.

O CMS permite postar conteúdos em diversos idiomas e adaptáveis para serem localizados e vistos em qualquer dispositivo que o acesse. Isso o torna responsivo e altamente flexível às estratégias de marketing.

Além disso, toda a equipe pode ver como o conteúdo ficará visível para os usuários em todos os dispositivos antes da aprovação para publicação.

2. Possibilita edições e revisões remotamente

Assim como a criação, a edição e a revisão dos conteúdos também são possíveis de serem feitas de forma remota, antes e depois da publicação. Para isso, basta acessar a página, clicar em cima do conteúdo e pronto. A edição se torna habilitada.

Lembrando que esse processo pode ser feito e acompanhado por cada integrante da equipe, cada um com o seu dispositivo de acesso. Seja um desktop, um notebook, um tablet ou um smartphone, todos os profissionais envolvidos podem participar da tarefa simultaneamente onde estiverem.

Para que isso flua de forma harmoniosa, o Drupal oferece um histórico de alterações realizadas, em que cada ação concluída é automaticamente registrada e fica visível para todos os integrantes da equipe de trabalho. Melhor ainda, esse registro diz quem fez a alteração no conteúdo, o que foi feito e quando.

3. Agrega um melhor fluxo de trabalho

O Drupal também permite criar um ambiente de trabalho mais personalizado, em que os profissionais envolvidos na parte editorial podem interagir de forma mais organizada, podendo identificar inclusive em qual estágio estão (criação, revisão, publicação).

4. Otimiza a indexação dos conteúdos

Para melhorar ainda mais, o Drupal ganha um papel fundamental no que diz respeito à otimização da página para os sites de busca. Isso por que ele permite criar URLs amigáveis, títulos de páginas personalizados, meta descrição e outras funções relacionadas ao SEO (Search Engine Optimization).

Tudo isso contribui para que o conteúdo fique mais relevante e seja mais facilmente encontrado pelos usuários. Ao adotar o Drupal, você pode agregar um melhor fluxo de trabalho para o profissional de marketing e, de quebra, trazer melhores resultados para a empresa.

E você, já usa o Drupal na sua estratégia de marketing de conteúdo? Conta para a gente nos comentários!

Comentários do Facebook