Voltar ao Topo

5 motivos para fazer hospedagem na nuvem

Se você administra um website, provavelmente já passou por alguns apuros, como site fora do ar, carregamento lento, baixo desempenho das páginas e perda de conteúdo. Essas situações são mesmo desagradáveis. Porém, muitas pessoas já estão fazendo sua hospedagem na nuvem e percebendo suas vantagens.

O mundo corporativo está cada vez mais migrando para essa tecnologia. Você já deve ter percebido que diversas empresas estão, gradativamente, adotando os serviços na nuvem e diminuindo seus equipamentos físicos.

O Google Drive é um exemplo disso. Esse serviço permite que você armazene seus arquivos na nuvem para acessá-los de onde estiver. Além disso, é possível compartilhar suas pastas e trabalhar conjuntamente com outras pessoas de forma remota. 

Com isso, os custos com locomoção, programas e aparatos físicos caíram. Sem contar na comodidade que essa nova realidade proporcionou.

Neste artigo, você vai conhecer 5 motivos para você fazer sua hospedagem na nuvem. Está preparado? Então acompanhe o restante do texto!

1. Facilidade 

Por meio dessa tecnologia, colocar um site no ar e configurá-lo se tornou mais fácil, pois não envolve um hardware físico. A agilidade para aumentar o processamento e memória também entram nessa conta. Com apenas alguns cliques você pode contratar outros planos e retornar ao original quando precisar. 

2. Melhor custo-benefício

O avanço da tecnologia também permitiu que serviços e equipamentos ficassem cada vez mais baratos e com mais qualidade.

Em um servidor físico (infraestrutura própria), a memória dessa máquina é fixa e, ocasionalmente, vai precisar de manutenções. Ao contratar uma máquina virtual (hospedagem na nuvem), não é necessário pagar por peças, muitas vezes caras, pois não há infraestrutura para dar suporte. 

Outra vantagem é que você pode escolher planos de acordo com o tamanho do projeto. Se você precisa de um site institucional com poucos recursos, vai pagar apenas por eles.

3. Menos limitações

Vamos dizer que sua empresa teve um upgrade e está oferecendo mais serviços e recebendo mais clientes. Talvez o plano anterior já não seja mais suficiente e você tenha que aumentar a capacidade dos servidores.

No caso da hospedagem na nuvem, você não terá esse problema, pois não serão necessários grandes investimentos para aumentar essa capacidade. Ao aumentar seu plano de hospedagem de acordo com seu crescimento, não precisará de equipamentos e nem uma equipe trabalhando por muito tempo nessa tarefa. 

4. Mais velocidade de processamento

O sistema de hospedagem na nuvem não depende apenas de um equipamento para seu funcionamento. São diversas máquinas trabalhando em conjunto. Portanto, esse sistema é capaz de expandir seu processamento e transferir tarefas de uma máquina para outra.  

5. Menos falhas

Como citado anteriormente, diversos computadores estarão trabalhando para um propósito: fazer os sites funcionarem em boa velocidade e não ficarem fora do ar.

Mesmo que ocorra algum erro em um desses equipamentos, as tarefas serão direcionadas para outro com maior disponibilidade. Sendo assim, não haverá falhas em seu carregamento e seu site estará sempre disponível para os usuários.

Diversas tecnologias surgem e com pouco tempo de vida se tornam essenciais, fazendo parecer que elas sempre estiveram presentes.

A hospedagem na nuvem não é diferente. Cada vez mais pessoas estão utilizando e descobrindo suas vantagens. O melhor de tudo é que todos podem usufruir desse benefício, sejam pequenos, médios ou grandes empreendedores.

Está gostando dos nossos conteúdos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dos artigos que postamos aqui!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)