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3 dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

Veja 3 dicas práticas para ajudá-lo(a) nessa atividade.
Encante e fidelize os seus clientes
Veja 3 dicas práticas para ajudá-lo(a) nessa atividade.

Você já deve ter se perguntado várias vezes o que pode fazer para encantar e fidelizar clientes para sua empresa. Preciso observar o mercado? Adequar meu preço por conta da crise econômica? Investir em novidades para o meu negócio?

Apesar da avalanche de informações que você acessa todos os dias, a solução para melhorar o relacionamento com seus clientes não está lá. Acredite: está bem na sua frente. Mas como assim?

Continue com a gente que, no post de hoje, daremos 3 dicas práticas para você conseguir a satisfação e o encantamento dos seus clientes no dia a dia!

1. Conheça e converse com seu cliente

Você já tem delimitado qual é o seu público-alvo, que idade ele tem, gênero e profissão que atua. Mas sabe, por exemplo, o que o leva a comprar seu produto e/ou serviço? Qual necessidade sua empresa está sanando ao vender para ele? Portanto, converse com seu cliente.

Aproveite o momento em que ele está na sua empresa para ir um pouco além da relação comercial e conhecer seus anseios, problemas, gostos pessoais e o que faz nas horas vagas. Convide-o para um café e direcione um papo mais informal. Esse diálogo pode render bons indícios do que pode surpreendê-lo.

E aqui vai a segunda dica sobre como encantar e fidelizar clientes: dê um mimo inesperado! Imagine-se recebendo aquele vinho que gosta na data do seu aniversário? Ou um cartão escrito à mão desejando felicitações pelo aniversário de casamento? As informações coletadas no contato informal são de boa valia na hora de realmente superar as expectativas do seu cliente.

2. Ofereça um atendimento personalizado

Esteja sempre atento ao contato direto com o cliente! Esse é um dos requisitos básicos para atendê-lo bem. Situações simples como chamá-lo pelo primeiro nome, reunir histórico de compras ou perguntá-lo sobre a experiência com o produto/serviço contratado conferem valorização e atenção por parte da empresa com o cliente.

Apesar de parecer insignificante em um primeiro instante, esse momento pode ser o diferencial entre a sua empresa e o concorrente, que pode ser facilmente monitorado por meio de ferramentas de marketing.

3. Escolha a ferramenta ideal para fidelizar clientes

Redes sociais, central de relacionamento com o cliente, e-mail marketing, etc. São vários os canais que podem ser utilizados para estreitar os laços com os clientes. Escolha ferramentas de marketing que o seu público usa! Isso é determinante para o êxito da sua ação. Afinal, não adianta enviar uma mensagem por um canal que o seu cliente não acessa. Portanto, pesquise! Analisar quantitativamente o comportamento do consumidor fornecerá indicadores fundamentais para a tomada de decisões na sua empresa.

Agora, você já deve estar convencido de que a manutenção do encantamento dos seus clientes pode ser facilitada com uso das ações e estratégias adequadas ao perfil da sua empresa. Portanto, não hesite em investir nesse caminho certeiro de fidelizar clientes para driblar a concorrência e garantir o crescimento saudável do seu negócio.

Conhece alguém que está precisando dessas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais!

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