Voltar ao Topo

Plataforma de CMS: quando devo contratar uma?

Uma plataforma de CMS é uma alternativa inteligente para o desenvolvimento de páginas na internet, seja um e-commerce, um blog ou um site corporativo. Com esse tipo de sistema, é possível economizar muito tempo em produção e, ao mesmo tempo, contar com uma base robusta e segura.

Com um CMS, a implementação de qualquer produto web fica mais simples e prática, tanto para os técnicos que vão colocar a página no ar, quanto para as pessoas que vão gerenciar o conteúdo regular.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é uma plataforma de CMS, quais as vantagens e qual o momento certo de adotar uma. Boa leitura!

O que é uma plataforma de CMS?

A sigla CMS significa Content Management System, termo que pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Na prática, um CMS é uma base para a construção de qualquer tipo de site. Os mais conhecidos hoje são o Joomla, Wordpress e Drupal.

Com um CMS, a equipe técnica não precisa criar do zero boa parte da infraestrutura do site, já que ela vem pronta. Basta desenvolver o chamado front end que é uma interface que se encaixa com a base.

Quais as vantagens de uma plataforma de CMS?

As principais vantagens do CMS envolvem a praticidade. É muito mais rápido e econômico para o time de desenvolvimento criar a partir de um CMS pronto.

Além disso, como essas ferramentas possuem comunidades ativas na internet, é mais prático encontrar dúvidas e solucionar problemas que possam surgir em sua implementação.

O CMS também é mais robusto que boa parte das soluções que poderiam ser desenvolvidas a parte, pois já é um produto consolidado e utilizado em centenas de milhares de outras páginas.

Para o usuário, o CMS também é muito vantajoso. Essas ferramentas possuem interfaces bem completas que dão controle total sobre as funcionalidades e customizações de uma página, sem exigir que
essa pessoa entenda uma linha de código.

Qualquer um que consegue utilizar um programa como o Word ou postar atualizações no Facebook é capaz de aprender a escrever e publicar conteúdos em um CMS. Essa usabilidade facilitada é uma vantagem imensa.

E para os programadores curiosos e inventivos, os CMS também são excelentes. Como são plataformas flexíveis, que permitem um alto grau de customização, eles conseguem se adaptar às necessidades de cada tipo de empresa ou pessoa sem a necessidade de um desenvolvimento avançado investido no produto.

Qual o momento certo para contratar uma plataforma de CMS?

O momento certo para adotar um CMS é o mais cedo possível. Como ele é a infraestrutura de um site, é mais prático que ele seja implementado antes que o time desperdice seu trabalho com funções que o CMS proporcionará sem custos extras.

Se o projeto do site ainda estiver na fase de planejamento, escolha qual CMS utilizar já nessa etapa. Se a página estiver no ar sem um CMS, comece investindo nela e faça a migração para o sistema escolhido.

A dica é conhecer as opções disponíveis no mercado e escolher um sistema que seja capaz de acolher todas as demandas da sua organização. E uma recomendação entre as várias plataformas conhecidas é o Drupal, usado por gigantes como a Warner, Sony e até as Nações Unidas.

Versátil e poderoso, o Drupal é uma plataforma de CMS bem reconhecida na área.

E agora que você já sabe tudo plataforma de CMS, que tal curtir nossa página de Facebook e saber mais sobre o desenvolvimento de páginas para a internet e marketing digital!

 

O que achou? Faça o seu comentário. ;)