Voltar ao Topo

FIERGS

Indústria
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul
FIERGS
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul
OUTRAS IMAGENS
Página inicial do Portal
Home
Página inicial do Portal
Exibe as edições da revista da FIERGS
Indústria em Ação
Exibe as edições da revista da FIERGS
Página que mostra as unidades do sistema
Localização
Página que mostra as unidades do sistema
Galeria de vídeos da FIERGS
TV FIERGS
Galeria de vídeos da FIERGS
Página detalhando um curso
Curso
Página detalhando um curso
Lista de eventos do sistema
Agenda
Lista de eventos do sistema

A FIERGS

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a representação do empresariado industrial gaúcho e suas ações estão voltadas para a promoção e o desenvolvimento da economia do Estado e do País, assumindo o compromisso de constituir-se de uma fonte de instrumentos de competitividade. Situa-se na capital do estado, Porto Alegre.

Atualmente, a FIERGS tem 114 sindicatos filiados e o CIERGS, 2 mil associados. Ambas têm o mesmo presidente, como marca de sua origem baseada na união. E, juntas, representam as 47 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, que empregam diretamente 680 mil pessoas.

A identificação da necessidade

A Unidade de Comunicação da FIERGS, a Unicom, enfrentava fortes problemas na atualização de conteúdo do seu antigo portal. Basicamente, a cada conteúdo cadastrado era necessário um apóio técnico do fornecedor anterior. O layout estava muito desatualizado e não havia nenhuma técnica moderna de SEO aplicado a ele, não havia sequer o uso de URL amigáveis. Toda atualização do conteúdo era centralizada na UNICOM, não podendo, por questões de permissionamento e governança, a descentralização da atualização do conteúdo.

O projeto do novo portal

intelectua entendendo todos os problemas enfrentados pela FIERGS, planejou e realizou a construção do novo portal em Drupal. Uma das principais vantagens oferecidas pelo novo CMS foi a de ter um repositório único de conteúdos alimentando todos os sites do sistema (FIERGS, CIERGS, SESI, SENAI e IEL). A gestão do conteúdo foi facilitada com o sistema de permissões do Drupal, a entidade pode descentralizá-la dando autonomia para mais pessoas operarem a ferramenta. 

O layout desenhado pela equipe da FIERGS foi implementado no sistema, técnicas de SEO foram utilizadas para que o site tivesse maior relevância na busca orgânica dos buscadores tradicionais do mercado como Bing e Google. Outra ação realizada foi a criação de scripts para a importação do conteúdo do site antigo. Houve também a criação de códigos para integrar a consulta de cursos no portal com os sistemas internos da entidade.

Conheça o portal: http://www.fiergs.org.br

Tecnologias e Características

Geolocalização
jQuery
Multi Idioma
Responsivo
Drupal
CSS3
Linux
MySQL
PHP