Voltar ao Topo

O CMS Drupal é realmente seguro? Entenda mais sobre o assunto

Na hora de escolher um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS) para sua empresa, é provável que você rapidamente se convença dos benefícios do Drupal: uma poderosa plataforma open source, com milhares de desenvolvedores e total facilidade de manuseio para o seu projeto de gestão colaborativa.

Enquanto se tem garantia da variedade de recursos oferecidos por esse sistema em comparação a outros CMS, como Wordpress e Joomla, outra questão pode surgir no seu momento de decisão: o CMS Drupal é seguro para administrar meus projetos?

Antes de tudo, ter essa suspeita é uma atitude ideal numa rede onde tantas empresas e serviços sofrem constantes ataques, falhas e estão vulneráveis a riscos que podem trazer prejuízos materiais grandes.

Os profissionais por trás do Drupal estão cientes dessa realidade e entendem que, para oferecer o melhor serviço, boas funcionalidades não são suficientes: é preciso proteger os dados e oferecer experiência e usabilidade segura.

A seguir, listamos os principais investimentos da plataforma Drupal em segurança e proteção.

Selo de segurança OWASP

A Open Web Application Security Project (OWASP) é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é assegurar e avaliar a proteção de softwares e outras aplicações digitais pela web.

Trata-se de uma comunidade ativa, colaborativa e que é, hoje, referência global no que tange à certificação de segurança.

O Drupal possui o selo de segurança OWASP, o que significa que a plataforma atende a todos os critérios de proteção exigidos pela instituição.

Times especializados em segurança

São dois principais grupos trabalhando na segurança do CMS Drupal.

Primeiramente, temos o Security Working Group (SecWG), que trabalha no código e desenvolvimento do “núcleo” da plataforma, garantindo que as medidas tomadas pelos desenvolvedores do serviço se mantenham nas diretrizes rigorosas de segurança.

Esse grupo de pessoas regula o trabalho de um grupo maior: o Drupal Security Team, que regula as diversas mudanças e atualizações da plataforma e garantem que ela se torne cada vez mais segura, em cada detalhe, funcionalidade e melhora.

O segundo grupo é responsável por garantir a segurança completa e constante do Drupal e por resolver qualquer conflito que ameace a segurança e infraestrutura da plataforma.

Criptografia, proteção para suas senhas e controle de acesso

O Drupal oferece um alto nível de criptografia disponível para seu banco de dados e informações armazenadas, nos mais altos padrões exigidos pela comunidade de profissionais em segurança digital.

O mesmo ocorre para a proteção de senhas: todas são criptografadas em diversos processos que as tornam dificilmente descobertas por invasores.

Para além da própria segurança oferecida pela plataforma, ainda existem outros diversos recursos de proteção de senhas criados pela comunidade desenvolvedora em torno do Drupal.

Por fim, você ainda conta com o recurso de controle de acesso dentro do sistema de forma que você pode regular quais usuários possuem acesso a determinadas áreas e conteúdos.

É preferida por grandes empresas e instituições globais

A lista de instituições e corporações que usam o Drupal em todo mundo é enorme: a Casa Branca, NASA, Unesco, Cruz Vermelha, Yahoo, Weather.com, LinkedIn, Twitter, Pinterest, MTV, The Economist, Harvard, Oxford, Standford.

No Brasil, temos a Claro, Natura, ITA, PUC SP, Unicamp, Marinha, a Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio 2016.

Quer conhecer mais soluções digitais para a sua empresa e acompanhar as novidades do mercado de tecnologia e inovação? Siga a nossa fanpage no Facebook!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)