Voltar ao Topo

Qual é melhor CMS para o meu projeto?

A necessidade de estar presente digitalmente independente do nicho de atuação, e apresentar um conteúdo relevante é uma realidade importante para o êxito das empresas. A boa notícia é que o avanço tecnológico trouxe ferramentas que facilitam esse processo, como é o caso do CMS.

O CMS otimiza o trabalho de quem precisa criar e administrar conteúdos dentro de um site ou blog. Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de CMS no mercado, o que pode tornar um desafio a tarefa de escolher o mais adequado para um determinado negócio. Para te ajudar nessa missão, separamos as principais dicas de como escolher o melhor CMS para o seu projeto. Confira!

Antes de tudo, o que é CMS?

CMS é a abreviação de Content Management System, nome dado a um conjunto de ferramentas que visa facilitar a criação e edição de conteúdos sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação.

Também conhecido como sistema de gerenciamento de conteúdo, por não precisar de uma compreensão totalmente técnica. O CMS permite a propagação de conteúdos em grandes escalas, otimizando tempo e eficiência.

O que devo considerar ao escolher o melhor CMS para meu negócio?

No mercado existem diversas opções de CMS, porém, sua escolha deve levar em conta alguns fatores. Veja abaixo o que considerar na hora de escolher o melhor CMS para a sua empresa.

Seus objetivos

Entender o objetivo principal do projeto é uma das bases para a escolha do melhor CMS. Você planeja manter e realizar modificações nesse site ou apenas precisa de um publicador de textos temporário?

Faça uma análise de todas as necessidades do seu projeto e compare as opções para entender qual o melhor para atender o seu negócio.  

Funcionalidade e usabilidade

A escolha do CMS também precisa considerar sua operacionalidade e facilidade de uso. Do que adianta ter o melhor CMS do mercado se quem vai operá-lo possui dificuldade? Ou pior: seu cliente tem dificuldade de acessá-lo!

Considere a expertise de quem for lidar no dia a dia com o CMS e também do seu público-alvo. A melhor escolha deve atender e facilitar o seu negócio tanto da parte interna como a externa.

Budget

O valor disponibilizado para a compra do CMS irá influenciar, inevitavelmente, na sua escolha. Mas isso não precisa ser um problema. Uma vez que se tem conhecimento do objetivo, funcionalidades e usabilidade necessárias, encontrar o melhor CMS dentro daquilo que se pode pagar se torna uma tarefa mais fácil.

Quais são os principais CMS encontrados no mercado?

Algumas opções de CMS são mundialmente conhecidas, o que fazem com que se destaquem no mercado. Conheça 3 dos mais famosos CMS para se ter:

Wordpress

O mais popular entre os CMS, o Wordpress, foi mais usado inicialmente para blogs. Porém, hoje em dia, é possível utilizá-lo para diferentes tipos de site e páginas.

O Wordpress é de fácil instalação, edição e manutenção, não precisando de conhecimento técnico algum em seu manuseio. Possui diversos temas e plugins, o que torna seu processo de criação mais rápido e simples.

No geral o WP é o melhor CMS para quem deseja realizar páginas simples, que não exijam tanto tecnicamente e também projetos que necessitam de agilidade.

Joomla

Criado em 2005, o Joomla é o tipo de CMS para quem quer mais personalização do que o Wordpress pode oferecer.

O Joomla possui recursos avançados que garantem mais liberdade na criação de um projeto, porém, exige um pouco de conhecimento técnico para ser utilizado. O CMS também possui plugins que podem ser adicionados para aumento de desempenho e armazena conteúdo de linguagens distintas.

O Joomla é o melhor CMS para a criação de intranets, e-commerces, portais e sites institucionais.

Drupal

Se o que você procura é um CMS totalmente personalizável, ele se chama Drupal. Apesar de exigir um pouco mais conhecimento técnico, o que pode ser passado em um treinamento inicial do fornecedor, o Drupal é uma das plataformas mais poderosas no mercado.

Com mais de 1 milhão de sites online usando o seu sistema, o Drupal permite muitos tipos de configurações e alterações pois possui uma estrutura mais flexível, em comparação ao Wordpress e o Joomla. Por conta disso, o Drupal é o melhor CMS para qualquer tipo de projeto, seja a construção de um site pequeno ou um projeto complexo.

Devido a sua flexibilidade, escalabilidade e segurança, o Drupal foi adotado por grandes empresas e instituições como Sony, MTV, The United Nations, The Economist, Playstation, NATO, NASA, The White House, The Water Channel, Examiner.com e TeslaMotors.

Todos os CMS apresentados acima são open source (possuem o código aberto), baseados em PHP e podem ser instalados gratuitamente. Lembre-se que o melhor CMS é aquele que atende às necessidades do seu projeto, assim como a do seu público.

Quer ficar por dentro das melhores soluções de marketing digital para o seu negócio? Assine nossa newsletter e não nossas novidades!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)