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Métricas de redes sociais: quais devo avaliar

Produzir conteúdo relevante, automatizar as postagens e aumentar o número de seguidores não são todas as tarefas fundamentais de uma boa estratégia de redes sociais. Para garantir o seu sucesso, é fundamental que os resultados que vêm sendo obtidos sejam periodicamente analisados a partir de algumas métricas.

A definição de quais são elas vai variar de acordo com fatores como as metas da sua empresa e a rede que o seu lead acessa e na qual, portanto, você vai concentrar seus esforços.

Neste post, separamos para você quais a principais métricas de redes sociais a serem medidas em sua campanha de marketing digital. Acompanhe!

Por que é importante entender as métricas de redes sociais?

Entender as métricas utilizadas para analisar os resultados de suas redes sociais é imprescindível para o marketing de conteúdo. Isso porque é preciso mensurar se o material publicado está realmente sendo consumido pelos leads.

Outra informação importante que essa análise pode revelar diz respeito à identidade de sua empresa. A partir de comentários, posts, compartilhamentos e referências à sua marca, é possível inferir como está sua imagem junto ao público. É possível, por exemplo, saber quais são as postagens de maior engajamento, qual é o índice de confiabilidade em seus produtos, entre outros detalhes.

Quais são as principais métricas a serem acompanhadas?

Conforme indicamos na introdução, as métricas mais importantes vão variar de acordo com os seus objetivos estratégicos e a rede que estiver sendo trabalhada. Para te ajudar a entender isso melhor, separamos a seguir as principais métricas para as 3 redes sociais mais usadas:

Facebook

Para a maior rede social do mundo, é interessante analisar a visibilidade e o engajamento das publicações de sua organização.

A visibilidade de sua marca pode ser mensurada por meio do alcance de suas publicações. Assim, o número de pessoas que tiveram acesso à sua postagem é um marcador válido para que, a partir dele, possa ser feito um comparativo entre os que visualizaram e os que interagiram com seu material por meio de curtidas e comentários, por exemplo.

Essa relação entre o número de pessoas que visualizaram e as interações recebidas revela o engajamento do seu público. A partir dessa métrica, é interessante, por exemplo, separar os melhores posts dos piores e analisar as diferenças entre eles a fim de aprimorar o seu relacionamento com seus leads.

Lembre-se de que analisar apenas o número de curtidas e comentários não é uma medida eficiente para a sua ação de marketing. As métricas de redes sociais devem ser plausíveis de comparação para que você tenha um indicador-chave de performance (ou KPI) realmente significativo.

Instagram

Já no Instagram, uma comparação simples entre a quantidade de pessoas que sua marca segue e a quantidade de pessoas que seguem a sua marca é um excelente indicador para avaliar a visibilidade de sua empresa.

Outra maneira significativa é o acompanhamento de hashtags de suas campanhas. A partir delas, você mede o engajamento de seus leads. Essa ferramenta também é interessante para conhecer outras empresas que se utilizam da mesma hashtag e analisar, por exemplo, a possibilidade de trabalhar parcerias ou mesmo desenvolver campanhas para um lead passivo.

Twitter

O Twitter é a rede social mais sucinta das mídias sociais, pois as postagens realizadas são limitadas a 140 caracteres. Assim, o perfil de quem atua na rede é extremamente dinâmico.

Consequentemente, essa é uma plataforma bastante eficiente para gerar tráfego para o site ou blog de sua empresa. Com chamadas rápidas e comunicação veloz, basta um clique para que o usuário se depare com a landing page ou o endereço online de sua marca.

Nesse sentido, métricas de engajamento são as mais apropriadas para o twitter. Medir, por exemplo, os retuítes, as referências positivas e negativas relacionadas à sua empresa e à sua campanha específica de marketing são ações eficientes.

Marketing de conteúdo sem análise das métricas de redes sociais é esforço em vão. Por isso, escolha as mensurações mais relevantes para seu processo estratégico, analise os dados e se baseie nos indicadores-chave de performance adequados para efetivar as metas de sua empresa.

Para saber mais, leia o nosso outro post e conheça os KPIs mais importantes para a sua campanha de marketing!

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