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Como garantir o sucesso da ferramenta CRM em 4 passos

Dicas para implantação efetiva de uma ferramenta.
Tenha sucesso no seu projeto de CRM
Dicas para implantação efetiva de uma ferramenta.

Com o mercado cada vez mais voltado para os consumidores, é necessário entender bem as suas necessidades. Saber como compram e oferecer um atendimento personalizado, são algumas das atividades que devem ser realizadas por quem deseja ter um negócio de sucesso.

Dessa forma, é imprescindível que a empresa conte com uma ferramenta para auxiliar na obtenção e controle dessas informações. Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), é uma plataforma que vai tornar possível gerir a sua empresa com foco no consumidor e assim, torná-la competitiva e dinâmica frente aos competidores.

Porém, garantir o sucesso da ferramenta nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário criar uma base sólida para que a equipe consiga evoluir e desenvolver uma cultura saudável de atendimento ao cliente. Confira abaixo 4 passos para garantir o sucesso da ferramenta de CRM na sua empresa:

Envolva a equipe

É fundamental que a equipe esteja envolvida desde o início com o projeto do CRM. Deixe todos a par das opções que estão sendo analisadas, dos benefícios e do prazo pretendido para o início da implantação.

Ouça o que a sua equipe tem a dizer e procure fazer com que todos deem a sua contribuição. Isso ajudará muito na adoção da ferramenta pela equipe lá na frente.

Defina um responsável

Todo projeto de CRM deve ter um líder dentro da empresa. Essa pessoa ficará responsável pelos treinamentos, acompanhamentos e por garantir que toda a equipe esteja utilizando a ferramenta da forma como foi combinado.

O responsável deve dedicar ter tempo para dedicar-se ao projeto, especialmente nos três primeiros meses.

Escolha a ferramenta correta

Normalmente é daqui que, erroneamente, as empresas começam a implantação da ferramenta CRM.

Antes de iniciar testes em diversas plataformas, esteja ciente dos problemas que deseja resolver com o CRM e quais os pré-requisitos para que ela os atenda. Por exemplo: caso você já trabalhe com o G Suite do Google, o antigo Google Apps, você poderá procurar uma ferramenta como o ProsperWorks, que já integra com essa plataforma.

Dessa forma, você já poupa tempo e foca nas soluções que realmente tem mais chance de dar certo.

Acompanhe os primeiros meses

Os primeiros meses são fundamentais para a estratégia de CRM. Normalmente é um período de mudança de cultura que pode enfrentar resistências dentro da equipe.

Deixar o time abandonado nesse momento pode atrapalhar muito a implantação e gerar vícios difíceis de serem corrigidos no futuro. Dependendo do tamanho da equipe, faça reuniões individuais e aproveite esse momento para corrigir desvios e parabenizar os que estão caminhando dentro do esperado.

Esses quatro passos são fundamentais para que a equipe adote a estratégia e consiga tirar o máximo de proveito da ferramenta. Pular algum ou não seguir a ordem corretamente, pode colocar em risco todo um trabalho, então priorize cada um deles e faça com que tudo aconteça no tempo correto. As dificuldades virão, como em qualquer projeto, mas se você tiver construído uma base sólida será muito mais fácil superá-las.

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