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6 técnicas de marketing indispensáveis para o sucesso do seu negócio

6 técnicas de marketing indispensáveis para o sucesso do seu negócio
6 técnicas de marketing indispensáveis para o sucesso do seu negócio

As técnicas de marketing utilizadas em empresas atualmente são conceitos e ferramentas novas, utilizados há pouco tempo da maneira mais eficiente. Essa rede de relacionamento que conhecemos hoje surgiu na década de 90, e tinha como objetivo integrar universidades e instituições científicas, de modo a difundir o conhecimento de maneira simples e em tempo real.

Essas características se mostraram fundamentais na construção da sociedade em que vivemos atualmente: integração e interatividade. Por esse motivo, essa é uma cultura muito forte em todo o mundo, tendo contribuído de modo incisivo para a globalização.

O marketing é um dos segmentos que utiliza essa concepção, buscando embasar suas ações nas particularidades do público-alvo e entregar resultados em tempo real.

Para isso, as técnicas de marketing são essenciais para obtenção de dados e planejamento de ações. Nesse sentido, listamos a seguir as principais técnicas que você precisa compreender para otimizar suas campanhas e levar seu negócio ao sucesso.

1. Benchmarking

O benchmarking é uma técnica de marketing que busca analisar de forma sistêmica as melhores práticas do mercado. Ela permite obter insights sobre metodologias que possam tornar os processos mais eficientes dentro de uma empresa.

A técnica consiste em fazer uma pesquisa comparando sua empresa, produto ou serviço, com o mercado, sempre pensando adiante, aperfeiçoando o que vem sendo realizado em vez de simplesmente copiar. A meta a ser atingida é a inovação, e como tal, precisar gerar algo único.

2. CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é uma estratégia de negócio voltada para entender e antecipar as necessidades e potenciais de uma empresa e com isso, melhorar a sua relação com os seus clientes. Trata-se de tarefas e rotinas que, para serem automatizadas, necessitam de um software, geralmente chamado de software CRM ou sistema CRM.

Através de softwares CRM como o ProsperWorks, é possível gerir prospects, oportunidades, clientes, vendas, projetos, tarefas, comunicação (e-mails, ligações, etc.), objetivos, etc. Além integrar com outras ferramentas como G Suite e MailChimp e de obter relatórios executivos.

Caso pretenda implementar ou esteja implementando um CRM na sua empresa, veja o nosso artigo Como garantir o sucesso da ferramenta CRM em 4 passos.

3. Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats)

A análise SWOT, também chamada de FOFA, é uma técnica de marketing muito útil no planejamento e na execução de estratégias empresariais, principalmente pela vasta variedade de situações em que pode ser aplicada. Seu uso é crucial para definir o lugar de uma empresa dentro do mercado a partir da análise realista das suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Ao ter em mente quais são suas fraquezas e ameaças, é possível estabelecer estratégias mais bem direcionadas — no sentido de eliminá-las ou reduzi-las —, permitindo que possa utilizar as suas forças para aproveitar plenamente as oportunidades.

4. Segmentação de mercado

Segmentar o público-alvo é uma técnica de marketing que possibilita direcionar suas ações para grupos específicos. Foge um pouco do caminho da divulgação em massa, mas continua abrangendo um grande número de pessoas de forma segmentada.

Um exemplo: um banco pretende lançar um produto de empréstimos para funcionários de empresas particulares. Muito provavelmente, ele terá mais sucesso na sua abordagem se, ao analisar o seu banco de dados, dividir os grupos por faixa etária, de modo a produzir peças de divulgação que possam estimular de maneira mais eficaz as aspirações de cada um desses públicos.

5. Plano de marketing

O plano de marketing nada mais é do que a organização sistêmica das ações de marketing de uma empresa, tendo como foco o atingimento de um determinado objetivo. Nele, você deve situar o seu negócio, quantificando e qualificando as estratégias em andamento, para projetar melhorias por meio de ações pontuais.

É umas das técnicas de marketing mais importantes, pois permite mapear todas as ações estratégicas que precisam ser executadas para obter o retorno projetado, garantindo que sejam realizadas de forma integrada.

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