Voltar ao Topo

Como criar um negócio escalável?

Você quer responder às variações da demanda facilmente sem aumentar significativamente os custos das suas operações? Então, você precisa criar um negócio escalável. Assim, diante de um crescimento repentino da demanda, sua empresa pode adaptar sua produção sem muitos obstáculos.

Da mesma forma, quando a demanda desaquecer, as operações podem ser reduzidas facilmente sem muitos prejuízos. Se você gostou dessa ideia, continue lendo o nosso post.

Qual é a importância de um negócio escalável?

Atualmente, grande parte das empresas tem uma dificuldade muito grande de expandir suas operações sem que isso implique em um crescimento permanente dos custos. Em um mercado muito competitivo, isso pode significar o fracasso!

Para liderar, seu empreendimento não pode perder novas oportunidades. Para manter preços atrativos e uma margem de lucro alta é necessário manter os gastos sempre reduzidos.

Sem escalabilidade, você acrescenta muitos custos permanentes para responder a necessidades temporárias. Assim, quando a demanda arrefecer, você tem custos elevados, gerando um fluxo de caixa negativo.

De acordo com a Teoria da Evolução de Darwin, o mais adaptado sempre prospera. Com as empresas não funciona diferente. Então, a prontidão para responder às flutuações do mercado se tornou essencial.

Seu negócio é escalável?

  • Se surgir um cliente agora e fizer um pedido 50% maior do que sua capacidade de produção atual, você terá dificuldades para atendê-lo?
  • Um aumento de 50% das suas operação representará um aumento de custos maior do que sua capacidade de investimento atual?
  • Sua equipe ficará muito sobrecarregada com um aumento de 50% das atividades?

Se sua resposta for negativa a essas três questões, você provavelmente tem um negócio escalável. Por outro lado, se você respondeu sim a algumas delas, sua empresa ainda não está no caminho certo da escalabilidade.

Como aumentar um negócio com escalabilidade?

1. Fazer mais com menos

Você deve criar um modelo empresarial de alta eficiência de forma que não seja preciso contratar novos colaboradores ou comprar novos equipamentos para vender mais. Para isso, você deve investir em soluções mais baratas e mais eficientes a longo prazo. O treinamento e a capacitação de funcionários é um ponto essencial, pois o conhecimento incrementa a performance permanentemente.

Além disso, é preciso reduzir os custos cujo benefício é temporário. Por exemplo, substitua o marketing tradicional pelo digital. As ações na web são duradouras por um custo menor, enquanto as tradicionais exigem altos investimentos constantemente.

2. Criar processos simplificados

Grande parte dos custos das empresas se deve a processos complexos que poderiam ser simplificados. Então, elimine tudo aquilo que não passa de burocracia!

Por exemplo, muitos gestores centralizam excessivamente os processos, pois não confiam em seus colaboradores. Isso cria um negócio pouco escalável. Quando a demanda aumentar, ele não será capaz de revisar todos eles.

3. Agregar valor ao produto

Ao melhorar as qualidades do seu produto, maior será o seu valor agregado e, consequentemente, o seu caixa para investimento. Assim, você terá margem de manobra para escalar o seu negócio. 

A obtenção de crédito no mercado tem ficado cada vez mais difícil. Os agentes financeiros estão desconfiados e preferem investimentos mais seguros. Com isso, sua empresa deve contar com as próprias receitas para escalar.

Portanto, criar um negócio desse padrão não é simples, já que buscar o equilíbrio entre expansão e aumento de custos é muito complexo. No entanto, as empresas que se preparam para isso colhem grandes benefícios e saem na frente de seus concorrentes.

Quer se destacar no mercado com dicas simples e práticas? Assine a nossa newsletter e receba os melhores posts para os negócios!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)