Voltar ao Topo

Você realmente sabe o que é desenvolvimento web?

Em uma sociedade que está constantemente conectada à internet pelos celulares, computadores e diversos outros dispositivos, é essencial fazer parte desse cenário para que sua empresa mantenha-se relevante e competitiva.

Para que você conheça melhor esse ambiente, vamos explicar o que é o desenvolvimento web, citaremos algumas das tecnologias envolvidas e apresentaremos algumas de suas vantagens. Confira!

Definindo o desenvolvimento web

O desenvolvimento web se trata da criação de um software, seja ele um sistema, um app, um portal ou um site, que está conectado a uma rede, podendo ser internet ou intranet (uma rede interna). Softwares web são desenvolvidos para realizar operações em tempo real.

Hoje, a maior parcela do que é desenvolvido é feito para web, permitindo conectividade, integração entre diferentes softwares e ações com resultados instantâneos.

As vantagens de um sistema web

É acessível de qualquer lugar

Um sistema integrado à web permite maior mobilidade para os que vão trabalhar com ele, pois é possível acessá-lo de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Empresas que atuam com sistemas web podem mais facilmente proporcionar aos seus funcionários a possibilidade de trabalhar remotamente — o chamado home office.

Menos preocupações e investimentos

Quando se tem um sistema local, é importante preocupar-se com todo o suporte que será dado tanto ao software quanto ao hardware que será preciso para hospedá-lo e, dependendo da robustez desse sistema, o investimento em máquinas para comportá-lo pode ser alto.

Quando se tem um sistema web, não é preciso pensar em muitos equipamentos para acessá-lo. Basta um computador conectado à internet.

É mais seguro do que se pensa

Muitos acreditam que sistemas web não são seguros, o que não é verdade. Primeiramente, eles têm criptografias que impedem a invasão de pessoas com más intenções. Além disso, backups de segurança podem ser programados para executarem automaticamente dentro de um período determinado previamente, protegendo os dados para qualquer possível perda durante uma falha em um servidor, por exemplo.

Integração entre sistemas

Caso sua empresa tenha mais de um sistema web, uma integração entre eles é algo viável. A troca de informações entre sistemas para que sejam realizados relatórios mais completos cruzando diferentes dados, por exemplo, pode ser programada por um desenvolvedor web.

É mais flexível

O crescimento da empresa precisa ser acompanhado pelo crescimento dos sistemas que nela operam. Sendo um sistema web, isso fica muito simples com a ampliação do espaço de hospedagem, sem necessidade de comprar mais hardwares além dos computadores que acessarão o sistema.

Suporte prático

Com um telefonema, e-mail ou chat, pode-se entrar em contato com a empresa responsável pelo sistema e o problema que estiver ocorrendo poderá ser resolvido de forma remota, sem necessidade de aguardar pelo deslocamento de um técnico até sua empresa. Qualquer atualização também pode ser feita online, sem qualquer ação presencial.

Ferramentas de desenvolvimento para web

Há muitas tecnologias voltadas para esse tipo de desenvolvimento. Desde programas para planejar o design do software, projetar sua arquitetura, até a sua programação de fato. Por exemplo, para a criação e administração de sites, uma das ferramentas mais conhecidas é o Drupal, um dos CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais conhecidos do mercado atualmente.

Encontre profissionais sérios

Caso decida adquirir algum produto web, é muito importante que haja um bom contato com a empresa que forneceu a solução. Há empresas de desenvolvimento web sem profissionalismo no mercado, vendendo software sem garantir suporte ou qualquer pós-atendimento necessário. Pesquise bem, busque referências e trabalhe com profissionais bem reconhecidos. Fizemos um post explicando como encontrar (e escolher) os melhores fornecedores de TI, vale a pena o ler.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e receba nossas dicas e novidades em primeira mão!

Comentários do Facebook