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Veja por que você deve aprender sobre o algoritmo do Facebook!

Já se perguntou por que você sempre vê as publicações dos mesmos amigos no Facebook? Entre as várias páginas que você curte, por que apenas algumas aparecem na sua timeline?

Se você já tentou somar quantos amigos e páginas você coleciona na rede social, provavelmente se deparou com um número alto. É muita informação e pouco tempo para tudo — e é para priorizar essa informação que serve o algoritmo do Facebook.

Você já ouviu falar nele?

O que é o algoritmo do Facebook?

O algoritmo é um sistema que reúne critérios para escolher quais publicações são mais relevantes para cada usuário e quais devem aparecer na sua timeline. Ele leva em consideração fatores como quantidade de interações, amigos em comum e até o tempo em que você permanece em cada postagem.

É um sistema complexo e está em constante transformação. Mas entendê-lo é essencial para empresas que querem aparecer para as pessoas certas.

Como funciona o algoritmo?

São vários o fatores que contam na escolha das postagens que devem aparecer. Entre os principais estão:

1. Quem fez a postagem

Pessoas e páginas com as quais você interage mais, têm mais chances de aparecer. A rede social também prioriza as postagens de pessoas próximas, principalmente familiares e amigos. 

2, Quando foi feita a postagem

O Facebook mostra as postagens mais recentes desde a última vez que você acessou sua conta.

3. Conteúdo publicado

O Facebook é capaz de entender que tipo de conteúdo você gosta mais (textos, fotos ou vídeos, por exemplo) e leva em conta também os assuntos. A rede social prioriza postagens informativas e de entretenimento, que costumam gerar bastante interesse. Conteúdo relevante é o que interessa!

4. Importância da postagem

Se o engajamento da postagem é grande, você provavelmente vai gostar também. A rede social leva em conta, ainda, as afinidades de cada usuário. A tendência é a de que você sempre veja páginas e pessoas que compartilham dos seus interesses.

5. Qualidade das postagens

O Facebook tem trabalhado continuamente para evitar que postagens de má qualidade se propaguem. Por isso, ele valoriza conteúdos originais, verdadeiros e relevantes para o usuário — além de penalizar spam, por exemplo. 

6. Contribuição dos usuários

O Facebook possibilita que os próprios usuários indiquem quais conteúdos interessam ou não para eles. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como "Ver primeiro", "Esconder anúncio", "Deixar de seguir" e assim por diante.

Como usar o algoritmo a favor da sua empresa?

Entender o algoritmo é fundamental para que o conteúdo de sua empresa tenha um bom alcance orgânico — não pago — na rede social e para que seu conteúdo seja visível pelo tempo e pelas pessoas certas, gerando resultados para o seu negócio.

Para isso, é preciso seguir alguns passos essenciais:

  1. Publique sempre conteúdo original, relevante e atualizado;
  2. Use diferentes formatos — vídeo, imagem, link, gif etc.;
  3. Pegue carona em assuntos em alta, quando adequado;
  4. Não exagere na quantidade de postagens — qualidade é melhor que quantidade;
  5. Teste conteúdos, formatos e horários diferentes para descobrir o que funciona;
  6. Segmente as postagens que possuem público mais restrito;
  7. Crie parcerias com outras páginas e perfis para compartilhar seu conteúdo;
  8. Peça aos stakeholders que compartilhem conteúdo;
  9. Fique de olho nas mudanças no algoritmo, que costumam ser frequentes. No início de 2017, foi lançada uma medida para detectar postagens falsas, por exemplo;
  10. Fique de olho no Facebook Insights para acompanhar, por meio das métricas, o resultados da sua estratégia.

Agora que você conhece o algoritmo do Facebook, está pronto para colocar as dicas em prática? Veja como fortalecer a presença digital da sua marca em todas as frentes.

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