Voltar ao Topo

Como o design de interface afeta na experiência do usuário

Ter um site é essencial para qualquer negócio e disso quase ninguém duvida. Mas você sabe o quanto ele realmente impacta o seu usuário? O design de interface desempenha um papel fundamental na experiência que o cliente constrói com a marca. Por isso, investir na qualidade da sua página na web é garantir que os consumidores tenham mais satisfação e praticidade ao usar seus serviços.

Para te ajudar a entender melhor quais são os elementos que fazem um bom site e os cuidados que você deve ter ao avaliar do que seu negócio precisa, preparamos um post com informações e dicas práticas. Vamos conferir?

UI e UX Design: o que são?

De tempos em tempos, novas expressões entram na moda e todo o mercado parece falar a mesma coisa. Os termos UI Design e UX Design são dois destes casos. Se você já se deparou com eles por aí, mas ficou confuso quanto ao significado de cada um, vamos esclarecer a sua dúvida.

UI é a abreviação de User Interface Design (Design de Interface do Usuário) que é a estrutura gráfica pela qual o cliente vai acessar as informações do seu site. Menus, caixas de texto, carrinho de compras e imagens fazem parte deste conjunto que tem como objetivo facilitar a navegação, ou seja, a experiência do usuário.

É exatamente aí que entre o segundo termo: UX significa User Experience Design (Design de Experiência do Usuário) e trata da vivência do cliente ao acessar um site. Esta abordagem é bem mais abrangente e considera sentimentos, impressões e conceitos formados pelo usuário em contato com a interface.

Experiência do usuário: como melhorar?

Os estudos de UI Design permitem a criação de páginas mais objetivas, claras e intuitivas que refletem a identidade e os valores do negócio. Ao acessar um site, o cliente deve ser capaz de encontrar com facilidade a informação que procura, sem ter que efetuar vários cliques e correr por inúmeras abas, ao mesmo tempo em que é exposto aos outros aspectos da empresa que ele ainda não conhece.

A qualidade do design de interface vai influenciar diretamente na experiência do usuário, entretanto, ele não é o único responsável por isso. Os valores, a postura e as ações da empresa podem e devem ser transmitidos nesta organização técnica/visual para que o cliente construa uma identificação com o negócio, colaborando com a formação de uma imagem corporativa de eficiência, confiança e credibilidade.

Design de interface: por que investir?

Um site de alta qualidade visual aliada ao conteúdo relevante e às técnicas de SEO é capaz de atrair e de fidelizar clientes. Especialmente quando o assunto são as vendas online, é preciso que o consumidor tenha segurança e tranquilidade para realizar a compra.

Como, muitas vezes, o contato online é o primeiro meio pelo qual o cliente conhece o seu serviço, a qualidade do site pode ser determinante no rumo que essa relação vai tomar. Não é à toa que a primeira impressão é a que fica, certo?

Quer saber mais sobre como o design de interface pode ajudar o seu negócio e conhecer outras ferramentas digitais que podem reforçar a sua presença online? Entre em contato com a gente!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)