Voltar ao Topo

As principais diferenças entre CMS Drupal e Wordpress

Em geral, quando os gestores precisam decidir sobre qual plataforma de gerenciamento de conteúdo adotar, a escolha acaba ficando entre CMS Drupal ou Wordpress. E, claro, faz sentido que os dois sejam comparados. Afinal, ambos são gratuitos, de código aberto e possuem uma extensa gama de plugins e módulos para a inclusão de mais funcionalidades, além de comunidades envolvidas nisso.

Embora eles sejam vistos como boas soluções para seu site, é muito importante ter em mente as diferenças que existem entre o Drupal e o Wordpress. Neste post, vamos mostrar quais são elas para que você se sinta mais seguro na hora de fazer a sua escolha. Confira!

Quais são as suas diferenças?

Funcionalidade

O Drupal é um pouco mais complexo se comparado ao Wordpress. No entanto, essa complexidade está diretamente relacionada às funcionalidades avançadas oferecidas pela solução.

Por exemplo, o Drupal possui taxonomias, tipos de conteúdo, blocos, views, etc. As funcionalidades avançadas criam uma curva de aprendizado mais rigorosa, mas que acabam por compensar diante dos resultados que o site alcança.

Outra diferença é o nível de permissão aos usuários. Enquanto o Wordpress é mais simplificado (administrador e redator), o Drupal possui mais opções como o acesso individualizado a um único conteúdo.

Flexibilidade

O Wordpress é conhecido por disponibilizar uma ampla variedade de temas e plugins, tanto gratuitos quanto pagos, que podem auxiliar bastante um leigo na hora de montar sua primeira página. Já o Drupal, apesar de também contar com uma gama de templates, tem como sua principal força a possibilidade de desenvolvimento customizado para cada site.

Muitas pessoas escolhem o Wordpress em razão dos plugins. No Drupal, os plugins são chamados de módulos. Eles são gratuitos e contêm muitas das funcionalidades encontradas no Wordpress, especialmente o Drupal 8.

Originalmente, o Wordpress foi desenvolvido como uma plataforma para blogs, por isso, não possui a mesma habilidade do Drupal para gerenciar grandes volumes de conteúdo.

Segurança

A segurança é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais entre eles. O Wordpress é, tradicionalmente, mais vulnerável a ataques de hackers e outros incidentes semelhantes. Isso porque muitos dos seus plugins tornam a plataforma uma porta de entrada para tais ameaças.

O CMS Drupal, por sua vez, tem como foco tornar a plataforma segura, proposta de um grupo exclusivo da sua comunidade com o objetivo de solucionar e corrigir vulnerabilidades. A Casa Branca, residência oficial e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos, optou por um site em Drupal justamente por motivos de segurança.

Afinal, qual CMS vale a pena escolher?

Você ainda está na dúvida entre CMS Drupal ou Wordpress? Bem, como comentamos, os dois são gratuitos e têm suas vantagens específicas. Contudo, no final das contas, o Drupal é o mais poderoso e mais flexível para atender às necessidades de um negócio.

Com a parceria de uma agência focada em Drupal, sua empresa poderá integrá-lo a outras soluções, garantindo os melhores resultados.

Quer acompanhar todas as nossas dicas sobre gestão de conteúdos online? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e LinkedIn!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)